PARA MELHORAR A SUA LEITURA APERTE LETRA A +

A+ a-

OBRIGADO POR SEGUIR OS CONTOS

THANK YOU FOR THE FOLLOWING STORIES

MERCI POUR LES HISTOIRES SUIVANTES

GRACIAS POR LAS HISTORIAS PRAS

GRAZIE PER LA SGUENTI STORIE



segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A CASA DO SEMIÁRIDO


A casa é feita de taipa
Uma simples construção
As varas bem trameada
O barro jogado à mão

Assim é que a gente vevi
E todo mundo é feliz
A famia si abasteci
Cum rolinha e corduniz.

Noi só vevi da roça
Se o ventu truxé chuva
milho, fejão, mãedoca
E um taco de rapadura.

Lá dentro, bem aculá
Fica a cuzinha da casa
Uma trempi pá cuzinhá
O fejão, também a caça.

O pote ou foima dágua
Lá no canto da paredi
Seuve pra liviar
Um bucadinho da sedi.

As panela é de barru
E tudo feito cum as mão
A inxada mexi o traçu
Pela mão do artesão.

A cuzinha arrumada
Por Dasdori e Serafina
Dasdoris, mãe dedicada
A outra, sua menina.

A casa só tem dois quartu
Chamado de camarinha
No primeiro, dorme quatru
No segundo, seis criançinha.

Já que estamu por aqui
Vamu passandu pra sala
Meu cumpadi Zé neguin
Coidado cum a cangalha.

A sala toda arrumada
Faz gostu a rente vê
Um raidu na bancada
E dez cordel pra se lê.

Cinco quadru na paredi
Um é o coração de Maria
Bem do lado, uma redi
Pra o cansaçu do dia.

Mai pru canto do direitu
Tem trei furquia inficada
Numa, a roupa do eitu
Na outra a cabeçada.

E a outra o que é que há?
Tem coisa dependurada?
Espere que eu vô contá.
Chapéu, bornal e espingarda.

A visita do cumpadi
Pra eu é sastifação
Já que conheceu a taipa
Fique pra o fejão.

Meu cumpadi, João de Zé
Me discuipi a disfeita
Acertei cum a muié,
Almoçá uom dona "preta".

Apoi tá, vá pela sombra
Pru sol não ti queimá
Aqui a cumida tá pronta
Num vou deixar isfriá.

Adeus até ôtru dia
As porta está aberta
Da próxima, traga Maria
Qui Dasdoris tem cunversa.

Agora, eu vô me indu
A hora já tá chegada
No cavalu vô subinu
Suminu na poeirada.

A taipa é casa de pobri
Quem se achega, é bem vindu
É tratado como um nobri
Pra sua, volta sorrindu.

Biagio Grisi Artesão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, o seu
comentário é muito importante.
Muita PAZ em seu dia

SELO DE QUALIDADE

SELO DE QUALIDADE
AQUI VOCE FAZ A DIFERENÇA